Criando o hábito de acordar cedo (Desafio dos 30 dias)

3 jan

IMG_0812

Bom dia pessoal. Feliz 2013.

Ano novo entrando, todos fazendo muitos planos e promessas para cumprir em 2013. Dentre eles, os mais comuns são: emagrecer, realizar aquele meu projeto pessoal, guardar mais dinheiro, estudar mais, trabalhar mais, etc.. Este blog por exemplo, foi uma promessa que fiz em 2011. Inclusive o primeiro post (que postei ontem), está datado aqui no meu Evernote (depois falo mais sobre esta ferramenta) em setembro de 2011.

O detalhe é que todo ano fazemos mesmas promessas, mas ficamos procrastinando e por isso elas sempre aparecem essa época do ano. Ano que vem não quero mais que elas apareçam, pelo menos não as mesmas.

Uma das metas que coloquei para mim neste inicio de ano foi a criação deste blog e junto com ele a criação de diversos outros hábitos que eu desejo que mude em minha personalidade.

Hoje vou falar de um hábito que venho tentando mudar a algum tempo, mas sem sucesso em minha vida que é o horário de despertar. Eu moro praticamente ao lado do escritório de minha empresa e todos os dias assim que o alarme do meu smartphone começa a tocar eu instintivamente vou apertando no botão de adiar várias e várias vezes até que ultrapasse a hora que eu deveria acordar e acabo chegando sempre atrasado. Eu acho que esse é um mal que a grande maioria da população sofre.

Mas para que acordar cedo?

Segundo Michael Hyatt em seu blog, as pessoas que acordam cedo, tendem a:

  • Fazer mais dinheiro (segundo a CBS neste post, cerca de 70% das pessoas que ganham pelo menos 75 mil dólares por ano preferem acordar cedo, em comparação com 40% das pessoas que ganham menos de 30 mil dólares por ano);
  • Ser mais produtivos;
  • Ser mais saudável e viver mais;
  • Ser mais feliz e satisfeito em suas vidas (conforme este artigo de Jeniffer Welsh).

Michael ainda passou  9 passos, com técnicas para facilitar esta transição. Eu particularmente não pretendo seguir a risca, mas escrevi uma metodologia própria para meu experimento que postarei a seguir.

A chave para mudar um comportamento é fazer com que este se torne um hábito. Maxwell Maltz, foi um cirurgião americano que escreveu um livro muito famoso em 1960 que se chama Psycho Cybernetics neste livro Maxwell diz que sucesso e felicidade são hábitos e que qualquer hábito pode ser construído, ou reconstruído, em 21 dias.

Por exemplo: “Você acorda e coloca sua calça todos os dias automaticamente com a perna direita. Caso você passe a acordar e colocar a calça conscientemente com a perna esquerda, no 22º dia você estará colocando automaticamente com a perna esquerda, pois você  hackeou reprogramou o hábito de vestir a calça com a perna direita.

As técnicas desse livro são usadas até os dias atuais para formação de atletas de elite, apesar de haver controvérsias. Mas isso é o que vamos saber na prática.

O primeiro passo que utilizei para acordar cedo é aprender a obedecer o despertador. Conforme este artigo muito legal no blog efetividade.net. Depois apliquei algumas (Não todas) técnicas do artigo que citei anteriormente do Michael Hyatt.

Vamos aos passos que estou seguindo.

1 – Preparar o despertador: Na noite anterior coloquei o despertador para despertar as 05:40 da manhã.

2 – Levantar para desligar o despertador: Coloquei o despertador bem longe da cama de maneira com que eu precisasse levantar para desligá-lo. A parte mais difícil foi resistir não voltar para a cama, onde minha namorada estava em um sono que parecia muito tranqüilo e gostoso. No meu caso coloquei dentro do meu armário onde eu poderia levantar, acender a luz e me vestir rapidamente.

3 – Deixar a roupa pronta: Deixei a roupa que iria vestir pronta no dia anterior, para que eu não precisasse perder tempo com isso (Caso você seja atleta, que ainda não é meu caso, pode deixar a roupa de corrida por exemplo).

4 – Acender as luzes: Assim que acordei, troquei de roupa, saí do quarto imediatamente (onde minha namorada estava dormindo), fechei a porta e acendi todas as luzes da casa (pois ainda estava escuro). O fato de acender as luzes, simulando a luz do dia, condiciona seu corpo a acordar naturalmente. Quando escurece seu corpo começa a preparar para dormir, portanto não deixe as luzes apagadas.

5 – Beber um café bem forte: Tomei um café bem forte. No meu caso como somos só em dois em casa eu optei pelo café solúvel, pois é mais rápido de fazer e particularmente eu gosto bastante do gosto.

6 – Comer: Comi uma fruta. Isso não tem nada científico e não li em nenhum lugar, comi porque não tenho muita fome quando acordo muito cedo.

7 – Exercitar-se: Fiz alongamentos. Pretendo correr um dia :-)

Hoje é o “Day One” para me tornar uma pessoa madrugadora. Tentarei seguir esses 7 passos todos os dias por 30 dias e vou colocando meus progressos aqui no blog periodicamente. Mas já neste primeiro dia, ganhei um belo presente, a foto que coloquei no topo deste post tirei da minha janela assim que o sol nasceu.

Bom dia e bom inicio de ano a todos.

About these ads

14 Respostas para “Criando o hábito de acordar cedo (Desafio dos 30 dias)”

  1. Leandro Benincá janeiro 3, 2013 às 11:08 am #

    Cara, tu já é um gênio. Não precisa levantar cedo pra isso.

    • rodrigospillere janeiro 3, 2013 às 11:12 am #

      Hahahahaha! Quem me dera ser meu caro! :) Pelo menos agora eu tenho tempo de atualizar o blog de manhã.

  2. Alexandre Magno janeiro 3, 2013 às 11:45 am #

    Gostei do ” …alarme do meu SMARTPHONE… “. Nada de merchand for free..! :)

  3. Jorge Muneo Nakagawa janeiro 3, 2013 às 12:07 pm #

    Bom, eu gostaria de acrescentar algo fundamental quando se trata de acordar cedo. Dormir cedo! Sei quantas horas que durmo que me faz bem. Se passo do horário pra dormir e acordo no mesmo horário, acordo moído!
    Ou seja, pra acordar cedo é: dormir o suficiente + regularidade + qualidade de sono!
    Acordar cedo implica, sobretudo, acordar cedo e ser produtivo! Não basta acordar e ficar zumbizão! :)

    • rodrigospillere janeiro 3, 2013 às 12:22 pm #

      Bem colocado Muneo, não adianta acordar cedo e não render. Mas nem sempre a quantidade (em horas) de sono é suficiente para abolir esses sintomas como tu nomeou muito bem de “zumbiezão”, as vezes você pode dormir 8-10 horas e acordar muito cansado. Lembrei de um artigo muito bom, de um dos meus autores favoritos que fala sobre isso e ensina algumas técnicas bem legais para se livrar desses sintomas: http://www.fourhourworkweek.com/blog/2008/01/27/relax-like-a-pro-5-steps-to-hacking-your-sleep/
      Hoje estou super bem, produzindo e legal e sem sono (Dormi as 23:00 e acordei as 05:40), mas é bem provável que eu me sinta um pouco cansado até que acordar cedo vire um hábito, aí com certeza meu corpo irá se condicionar para dormir mais cedo também. Valeu!

  4. Daiane Marques janeiro 3, 2013 às 2:44 pm #

    Gostei da iniciativa do Rodrigo Spillere, vou tentar acompanhar esse novo hábito, para mim ainda é muito difícil acordar cedo, mas já que dormimos na mesma cama acho que vou começar pedindo para ele me chamar por alguns dias, até que eu consiga acordar antes dele. hehehe

  5. Gabriela janeiro 3, 2013 às 3:00 pm #

    Gostei das dicas, vou tentar heheh =)

  6. Hudson Santos janeiro 3, 2013 às 5:47 pm #

    Parabéns pela iniciativa. Tão boa que você já ganhou alguns companheiros na batalha pelo despertar cedo. Eu sou mais um. Depois do teu incentivo, até eu vou retomar meus esforços nesse sentido.

    Você escolheu um assunto bem interessante pra começar.

    É um aspecto um tanto quanto intrigante de nossas personalidades. Eu compartilho essa característica. Embora saibamos por experiência própria quão benéfico é o despertar cedo, sintamos na pele em plena lucidez aquele arrepio de estar fazendo algo de útil antes das 7 da manhã, mas, no dia seguinte aquela força que nos atrai à cama emerge em nosso eu interior e muitas vezes vence a nossa determinação de acordar cedo.

    O grande desafio é justamente esse, ter o auto-domínio necessário para ir adiante, e não voltar. Enfrentar esse monstro não é uma tarefa fácil, mas é completamente possível visto que nós mesmos o criamos. Temos plena capacidade de criar uma força de vontade de acordar cedo de intensidade muito maior do que a força que nos motiva a ficar na cama. E assim vamos neutralizando o negativo. Aprendendo a moldar nossa personalidade, reconstruindo hábitos como você bem ‘tageou’ o post. É um exercício fantástico e contínuo. Um das coisas que mais gosto de fazer nessa vida. Lifehacking. E o mais interessante é que esse aspecto de acordar cedo que estamos discorrendo, representa apenas um dos cristais da ponta do enorme iceberg.

    Parabéns mesmo pelas coisas que nos escreveu. És também escolhido a dedo por mim para vir acompanhar o que tu escrever. Tua jovem experiência ainda tem muito pra receber deste mundo, mas também já tem muito pra compartilhar com a gente.

    Ah, já que você pediu, segue uma sugestão: Das próximas vezes, nos próximos POSTS, escreva mais pra gente sobre o grande momento. Ué, que momento? Ora, as coisas que pensou quando contemplou o belo do presente que ganhaste, nesse caso, tudo o que passou na tua mente no momento do nascer do sol. Este momento sem dúvida merece mais do que duas linhas. Pelo que te conheço, tenho certeza que não simplesmente pensasse ‘Que belo presente’, mas sim, entrasse na sintonia da natureza, lembrasse da velocidade estupenda que orbitas em torno desse presente, tentasse entender o que se passa na mente de quem deu esse presente pra ti. Fizesse perguntas a ti mesmo. Agradeceste, talvez até tuas lágrimas tenham deixado o anonimato e, através de teus olhos, tenham vindo a percorrer os sulcos em sua face. (Depois desses dizeres nem preciso revelar que livro estou lendo, né? hehe). Esses pensamentos dessa hora sem dúvida te motivaram o resto do dia, te motivaram a escrever este POST. Combustivel da tua vida. É isso que me arrepia. É isso que eu busco. É isso que talvez muitos leitores aqui do teu BLOG busquem também. As técnicas que postou são muito importantes e muito válidas, não devem sair. Mas são apenas ferramentas que nos levarão ao resultado, a saber, abocanhar o que é realmente bom: Os sentimentos proporcionados pelo despertar cedo e suas consequências em nossas vidas. Discorrer um pouco mais sobre esse momento, a meu ver, aumentará o ar de inteireza dos teus POSTS.

    Outra sugestão é tirar da hospedagem do wordpress.com pra não ficar aparecendo esses ADS que muitas vezes tiram a concentração de quem costuma ler prestando mais do que a costumeira atenção. Estava eu lendo, totalmente compenetrado nas entrelinhas, com todas as janelas da minha inteligência abertas para os teus dizeres que merecem tal esforço, e repentinamente, sem pedir autorização, um ADS entrou bem no âmago de minha mente, ofendendo minha barriguinha de churrasco e cerveja com os dizeres(em português incorreto): Uma dica para um barriga sequinha. E umas imagens de mulher de bikini after / before.

    Todos nós sofremos com esse tipo de invasão diariamente. Mas aí ja é assunto para um outro POST seu. hehe

    Aplica, fica a dica!

    Forte abraço!

    • rodrigospillere janeiro 3, 2013 às 6:35 pm #

      Hehehehe. Sábias palavras meu caro. A risada foi pelo Ads. Realmente vou tirar assim que possível do domínio do WP. Já inclusive comprei o .com.

      Sobre o sentimento, você descreveu muito bem. Cheguei a escrever em um papel e está até agora em cima da mesa de meu escritório algumas palavras de Dalai Lama que diz o seguinte:

      “Que sorte eu tenho em ter acordado, e estar vivo! A minha vida é muito preciosa e não vou disperdiçá-la. Vou canalizar todas as minhas energias para crescer, para ajudar os outros, para pensar positivo e no sentido do bem geral. Não vou me zangar, nem pensar mal dos outros”

      Grande abraço e muito obrigado pelas palavras e pela sabedoria.

  7. Adriano Laurindo janeiro 3, 2013 às 8:44 pm #

    Estou nessa também! Durmo sempre tarde, mas quem sabe, acordando cedo, consiga dormir antes. :)

Trackbacks/Pingbacks

  1. Relaxe como um profissional: 5 passos para hackear o seu sono (Desafio dos 30 dias – parte 2) « Seja Genial - janeiro 4, 2013

    [...] a continuar com meus experimentos de mudanças de hábitos. Mas o sucesso do meu post: Criando o hábito de acordar cedo foi tanto que resolvi continuar a escrever sobre o assunto. Ontem, eu diria que foi o lançamento [...]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: